O muito aguardado Rage da id Software não irá seguir as tendências actuais dos FPS e apostar no multiplayer competitivo.
Na realidade, Rage irá contar com essa componente, só que será bastante diferente de tudo o resto. Em vez de andarem a matar outros jogadores no online, em Rage irão combater com veículos.
Mas porque razão o multiplayer irá ser deste género? A id Software explica.
"Não foi uma resposta que veio facilmente. Houve claro muitos a dizerem 'Bem, temos que fazer um multiplayer competitivo porque somos a id.' Se voltares um pouco atrás, quando estávamos a falar sobre produzir Rage, não estávamos realmente a produzir Rage, estávamos a fazer outra coisa," disse Jason Kim, o produtor.
"Depois, à medida que a tecnologia evoluiu...começamos a fazer um jogo, e o John (Carmack) disse 'essa tecnologia é velha, estamos a fazer coisas novas e temos que pensar como iremos fazer um jogo em redor disso'. Por isso tínhamos um objectivo de alto nível no princípio, e quando começamos a interagir com essas coisas todas, uma questão foi levantada 'vamos realmente explorar esta tecnologia ao máximo?', e a resposta foi não. Então perguntamos 'o que iremos fazer?' e foi assim que surgiu Rage."
"Optámos por veículos, queríamos conduzi-los pelos terrenos baldios, queríamos por armas neles, queríamos destruir coisas. O John elevou os limites da tecnologia, nós queríamos elevar os limites no design e arte. Pegamos nessa mentalidade e queríamos elevá-la ainda mais na componente online. Já tínhamos feito antes um multiplayer competitivo. Tivemos alguns sucessos e alguns falhanços. Mas queríamos afirmar as nossas convicções e dizer que Rage é algo diferente."
"Então pegámos nessa ideia, e pensamos: vamos usar a ficção, vamos usar os veículos, vamos fazer uma componente online que as pessoas não estão à espera. E foi assim que chegámos a este modo de combate de veículos rally."
Rage chega a 15 de Setembro para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.