quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uncharted: De fantasia a shooter graças ao Xbox 360

A série Uncharted é atualmente uma das maiores dentro do universo PlayStation, já chegando ao seu terceiro jogo no PS3 e ainda com direito a um spin-off no PlayStation Vita.



O género de jogo no qual se encaixa Uncharted, é denominado de shooter, um genero que sempre esteve ligado ao console Xbox.



Mas nem sempre foi essa a ideia para Uncharted. De acordo com um ex-funcionário do estúdio Naughty Dog, na verdade antes era para ser um jogo de aventura e fantasia, com elementos dos livros de Tolkien (Senhor dos Anéis, por exemplo).



Em declarações ao NowGamer, Don Poole, comenta que a passagem para o genero de shooter de ação se deu a uma mudança na direção do jogo, tendo em vista o genero que estava reinando no rival Xbox 360.



Don Poole trabalhou na modelação de ambientes de Uncharted, e comenta "Estávamos falando de um jogo mais 'realista' em termos de modelação e renderização, mas os conceitos iam mais longe. Um era uma floresta onde as pessoas viviam debaixo da terra. Tendo com certeza elementos de Tolkien".



A alteração de direção artistica foi feita pela Sony, que queria que o jogo fosse ao encontro do que o mercado pedia. Os jogadores eram cada vez mais velhos e queriam fortes shooters. "A Sony queria muito ir na direção dessa fatia de mercado, e puxou todos os seus produtores nesse direção", comenta Don Poole.



O sucesso dos jogos no Xbox foi uma das razões da Sony incentivar uma mudança artística, e não só para o Uncharted e o estúdio Naughty Dog, bem como outros estúdios. Doole comenta, "A pressão por parte do sucesso do Xbox com fortes shooters foi uma força real em nossa direção, nessa época".



Agora a pergunta inevitável. Acham que foi uma boa estratégia a mudança de rumo?