sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sony fala pela primeira vez sobre o desbloqueio do PS3



A segurança do PlayStation 3 sofreu uma série de ataques públicamente anunciados em pouco tempo, primeiro com o grupo hacker fail0verflow (o mesmo grupo por trás do Homebrew Wii Channel), anunciando que tinham descoberto a chave de segurança do PS3, e depois com George "GeoHot" Hotz (parcialmente responsável pelo jailbreak do iPhone), liberando uma linha fundamental para qualquer um usar - que foi o que efetivamente desmantelou a segurança do PS3.



A Sony se pronuncia pela primeira vez sobre o assunto.

"Estamos cientes do que está acontecendo, e estamos estudando o assunto", disse um porta-voz da Sony para Edge. "Nós vamos corrigir os problemas por meio de atualizações de rede, mas por se tratar de segurança, não podemos fornecer mais detalhes."



Um desses detalhes que a Sony aparentemente, não pode comentar, no entanto, poderia ser significativo: que o problema não pode ser resolvido definitivamente por meio de atualizações de rede.



O que faz um PS3 legítimo são linhas de código que verificam se o software pode ou não ser executado no PS3. E segundo os hackers, a mudança pode fazer com que todos os softwares (jogos) lançados anteriormente a atualização se tornem injogáveis. "O console todo está comprometido - não há caminho de volta", disse o membro "pytey" da fail0overflow a BBC. "A única maneira de corrigir o problema, é gerando um novo console. Do contrário, a Sony vai ter que aprender a cnviver com isso."



Embora hackers por trás dos ataques só demonstrem interesses em fazer com que um software Homebrew rode no PS3, o que isto representa para a Sony é o potencial progresso de uma enorme onda de pirataria.